Barra de pesquisas do Google

Google

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Repositórios de Objetos de aprendizagem

Um repositório de Objetos de Aprendizagem (OA's) pode ser definido como uma espécie de banco de dados, normalmente integrado a um sistema de aprendizagem (um e-learning, por exemplo) a fim de torná-lo adequado às necessidades do usuário. Os repositórios armazenam os próprios objetos, além de informações sobre os mesmos (metadados).
Após reunir alguns links que apontam para diversos repositórios de Objetos de aprendizagem, achei importante disponibilizá-los aqui, para facilitar o trabalho de quem possa estar pesquisando a respeito também. Seguem abaixo:

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Reforma da lingua portuguesa?! pra quê?


Hoje eu vou abrir uma exceção aqui no Wikicomputação, blog no qual sempre abordo temas relacionados com tecnologia, e vou expressar minha opinião revolta relativa à reforma na língua portuguesa, que todos já devem estar cientes.
Acontece o seguinte... já há um bom tempo eu havia ouvido falar a respeito desse assunto, mas achei que limitava-se apenas a coisas simples como a extinção do trema, ou a inserção do k,y e w... O problema é que eu descobri que não pára por aí! (ou melhor, não para!).
Eu estou revoltado com a língua portuguesa!Quem me conhece sabe o quão chato sou com português! Aqui na internet eu relevo, mas quando as pessoas cometem erros grotescos, eu sou muito crítico, daqueles que acha muita ignorância, sabe? Enfim.. hoje fui ler um pouco mais a respeito, depois de uma conversa na faculdade com amigos, e descobri que meus conhecimentos sobre o assunto estavam muito limitados.
A partir do ano que vem, quando essa reforma deverá se tornar mais efetiva (os livros já deverão sair escritos com a nova gramática) palavras como idéia, não levarão mais acento (ideia, jiboia, colmeia... ), além de palavras como vôo, enjôo, que agora passam a ser voo, enjoo...
E ainda tem mais! Não existe mais diferença entre o "pára" do verbo parar, com o "para", preposição, pois o "pára" agora não vai mais levar acento! Agora é tudo um só: "para".
Acho um absurdo isso! Passamos algo em torno de 13 anos no colégio aprendendo uma coisa, para depois mudarem assim... Não tem cabimento eu ter que reaprender a escrever a minha lingua! É isso que dá colocar um presidente analfabeto pra liderar o país... ah.. não aceito!
dá (ou seria da?) vontade de virar um ignorante.. ou melhor iNgnorante!
Imagina agora ter que elaborar um TCC (trabalho de conclusão de curso).. Já não é uma tarefa fácil, e ainda inventam essa agora.
PS: Sei que o motivo deles inventarem essa reforma é para integrar mais os países que falam a nossa língua, mas eu acho um absurdo! preferia que criassem o Brasileiro!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Objetos de Aprendizagem.. a Origem do termo



Estudando esses dias para a apresentação da minha IC pro grupo de pesquisa na universidade, descobri um pouco mais sobre os OAs, e consegui um tempinho pra expor a respeito.

A origem do termo "Objetos de Aprendizagem" (learning Objects) surgiu por volta de 1992, quando o estrategista inovador, Wayne Hodgins utilizou o termo, ao que tudo indica, pela primeira vez.
Wayne estava estudando novas estratégias de aprendizado quando reparou que um de seus filhos estava brincando com Lego. Ele ficou observando como cada vez que seu filho montava vários blocos diferentes, um novo e diferente elemento se formava... Cada vez que ele utilizava de maneira diferente aqueles blocos do Lego, um novo objeto era formado, ou seja, os blocos de Lego, quando reutilizados, poderiam formar novos objetos aplicados em diferentes contextos. A partir daí surgiu a primeira idéia de Objetos de Aprendizagem, onde Wayne inovou ao introduzir a idéia, como um conceito também digital.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Objetos de Aprendizagem


Hoje resolvi apresentar a idéia de Objetos de Aprendizagem ( ou Learning Objects), para dar uma breve introdução sobre do que se trata, e relatar suas principais características.
Como o nome "objeto de aprendizagem" é um termo muito vago e causa constantes dúvidas, vou ser bem suscinto na descrição do que se trata:
Um Objeto de aprendizagem é uma ferramenta ou recurso digital que podemos utilizar de maneira a facilitar ou contribuir para o aprendizado de algum assunto.
Suas principais características são acessibilidade, adaptabilidade, interoperabilidade, durabilidade, granularidade e, a principal, REUSABILIDADE.

A acessibilidade de um objeto de aprendizagem é uma importante característica, pois os componentes de instrução são freqüentemente acessados de uma localidade remota e entregue a várias outras localidades (Content Management Systems – CMS) no ambiente de aprendizagem distribuído.

Interoperabilidade utiliza componentes de instrução desenvolvidos em um local, com uma determinada configuração de ferramentas ou plataformas; em outro local, com outra diferente configuração de ferramentas ou plataforma. Enquanto transferindo objetos de aprendizagem de um CMS para outro, a integridade do objeto deve ser preservada. Desta forma, usar um modelo interoperável durante a construção de um objeto de aprendizagem é um importante fator a se considerar.

A adaptabilidade vai garantir que o OA será adaptado perfeitamente para tratar situações e necessidades individuais.

Durabilidade opera componentes de instrução quando a base tecnológica muda, sem redesenhar ou recodificar. Tanto educadores quanto alunos são bem conscientes da aceleração das mudanças tecnológicas e criar um objeto de aprendizagem que permite fácil atualização e republicação faria com que se estendesse a durabilidade do OA.

Granularidade refere-se a quão rigorosamente escolheremos interromper e armazenar OAs. A unidade do OA pode ser um programa, um curso, um módulo, uma lição, um segmento, um próprio objeto. Geralmente um fino nível de granularidade promoverá reusabilidade, permitindo o uso em múltiplo contextos. É claro, um bom número de objetos menores requer mais catalogação e para tanto, aumenta os custos associados à manuseabilidade.

Reusabilidade é obviamente a mais importante característica. Um objeto de aprendizagem bem desenvolvido deve permitir que usuários incorporem a ele múltiplas novas aplicações, sem a necessidade de adicionar muitas modificações. Armazenar, procurar e recuperar recursos pedagógicos sempre foram um desafio no ensino tradicional e aprendizado multimídia. Repositórios de OAs geram soluções aos problemas de distribuição e reuso dos códigos conhecidos. Desenvolvedores de Objetos de Aprendizagem deveriam trabalhar desenvolvendo apenas componentes de instruções reutilizáveis, para que desta forma, possam ser distribuídos nos repositórios de OAs, a fim de dividir e reutilizar o objeto futuramente.

domingo, 23 de março de 2008

Hotspot em Joinville no domingo de Páscoa


Essa semana resolvi fazer testes com hotspots, aqui em Joinville-SC.

Domingo de páscoa e, como moro só, aproveitei o ensejo para ir ao shopping testar a conexão wi-fi de lá.

Ao ler uma reportagem da Revista Info, onde realizaram testes em hotspots na grande São Paulo - a maioria sem sucesso - a curiosidade me bateu, então cá estou eu.

Comecei testando a conexão na praça de alimentação do shopping Mueller, porém, apesar de o gerenciador de redes do Vista passar a informação de que o sinal está excelente, não obtive sucesso com a conexão. Resolvi procurar a lan house do shopping, que administra o hotspot, porém ninguém soube me informar como resolver o problema e como uma outra loja ( a responsável pela manutenção) está fechada ( domingo de páscoa, lembra?), acabei ficando sem meu sinal de internet.

Resolvi voltar para o mesmo local, e testar meus poucos conhecimentos na área de redes, para tentar obter algum sucesso ( o Windows dispõe de vários recursos para tentarmos corrigir seus problemas, é só ler, não é?!), porém, não tive sucesso, da mesma forma.

Última tentativa: Apelei para a segunda rede que encontrei! Hotel Bourbon! Apesar do sinal fraquíssimo, não custava tentar, certo? Novamente, não obtive sucesso! A rede conectava internamente (para ambas as redes, não se faz necessário cadastro, apesar do aviso no shopping), porém, obtive o mesmo problema: Consigo conectar dentro da rede, mas não consigo sinal de internet, logo, volto para a estaca zero e, para não perder a viagem, resolvo escrever para compartilhar minha experiência “tecnológica” com vocês.

Essa nova era da internet que estamos vivenciando nos proporciona muitos recursos que vieram para facilitar a nossa vida, mas como o próprio jornalista da reportagem da Info que li concluiu, ainda não estamos prontos para depender destes recursos. Infelizmente não estamos preparados para dar suporte a isso.

Melhor mesmo era quando eu conseguia conectar pelo meu celular, com a conexão GPRS dele, afinal, só pagava por taxa de transferência e funcionava direitinho, mas nas últimas semanas também não recebi mais sinal de net nele.. Seriam resquícios da 3G aqui em Santa Catarina? Acho que vou ligar pra Claro para me informar, caso contrário, assistência técnica, né! Alguém tem alguma novidade a respeito aí?

Boa semana, galera!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

BankerFix - Remova vírus e trojans de orkut e MSN já!


Oi pessoal.. estou atualizando hoje para falar sobre essa incrível ferramenta de remoção desses malditos vírus de orkut e MSN que estão cada vez mais populares.
Seu foco está na remoção de worms e trojans, que roubam senhas de e-mail, bancos, etc.
De acordo com o site Linha Defensiva, tais "viroses" causam muitas vezes "uma lentidão na navegação web; impossibilitam (ou dificultam) o desligamento do sistema; criam janelas falsas quando são visitados sites de bancos; criam telas falsas para login no MSN e abrem janelas com endereço “getwindowinfo”".
Se seu MSN está enviando mensagens automáticas, ou algum amigo seu reclamou ter recebido alguma mensagem vinda de você, a qual você não é responsável, é recomendado que você faça uso de tal ferramenta, mesmo que tenha um anti-vírus instalado e rodando.
O Bankerfix vai agir removendo os trojans automaticamente.
Siga as instruções abaixo, extraídas do Linha Defensiva e tenha um computador saudável:
  1. Faça o download da ferramenta clicando aqui.
  2. Salve a ferramenta no seu disco rígido.
  3. Caso seu antivírus possua algum bloqueio de scripts, é possível que ele alerte que a ferramenta é insegura. Este bloqueio existe porque, durante um tempo, muitos vírus eram programados em linguagens de “script”. O BankerFix também é criado nessa linguagem, mas não se trata de um vírus. De qualquer forma, o antivírus poderá alertá-lo com uma mensagem perguntando se você quer executar o script ou não. Certifique-se de permitir sua execução ou a ferramenta não irá funcionar.
  4. Dê um duplo-clique no bankerfix.exe
  5. Se você está executando ela pela primeira vez, uma mensagem pedindo para confirmar a existência de conexão com a Internet será exibida. Clique em OK.
  6. Quando o BankerFix estiver instalado, uma mensagem de confirmação irá aparecer. Clique em OK para executá-lo ou Cancelar para sair
  7. Se você executá-lo, uma janela de texto simples irá aparecer na tela.
  8. Feche todas as janelas e programas, com exceção do Banker Fix
  9. Clique na janela do BankerFix e aperte qualquer tecla. O BankerFix faz o resto sozinho
  10. Você irá receber uma mensagem informando se nenhum problema foi encontrado, se algum problema foi encontrado e solucionado ou se alguns arquivos infectados não puderam ser removidos
  11. Feche a janela
  12. Troque qualquer senha de banco, Orkut e MSN caso a ferramenta tenha detectado problemas no seu computador
Notas
  • Se a ferramenta não conseguir remover algum arquivo, tente usar o Modo de Segurança ou apenas reiniciar e executá-la novamente
  • A ferramenta foi criada em simples scripts BAT e VBS. Todo o código pode ser visto com qualquer editor de texto

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Orkut - Album Hack 3.0


Há pouco tempo atrás o Orkut resolveu fornecer a seus usuários determinados recursos de privacidade, tais como: bloquear seus recados; bloquear seu Álbum e bloquear seus videos. Confesso que acho inútil bloquear os vídeos, pois a maioria das pessoas que adicionam vídeos ali não têm o que esconder, mas enfim.. cada um mostra se quiser..
Pois bem, se você já se chateou por tentar ver o album de alguém, mas se viu impossibilitado por um mero cadeado infeliz, hehe, não fique desesperado. Já existe uma solução inteligente para isso, e se chama Álbum Hack. Funciona de maneira bem simples: basta você copiar o link do perfil da vítima, ops, da pessoa que você quer ver, e colar no campo predestinado a isso na página do Álbum Hack. Vale lembrar que as vezes carrega mas não mostra nenhuma foto, situação para a qual recomendo que você aguarde um pouco e tente novamente. O movimento dessa página é intenso, e isso prejudica o desempenho desta ferramenta, mas... se a vontade de ver as fotos daquela pessoa que colocou o cadeadinho lá for intensa, você vai voltar lá até conseguir. Aproveite enquanto o orkut ainda nao corrigiu este bug.

Detalhes "técnicos":
De acordo com o blog "Peguei no Google", o script em javascript foi feito pelo hacker indiano Mr.Nobody, adaptado por Rodrigo Lacerda, e com a dica do x9 o script em php por Ycaro Afonso.

Obs¹: O link do álbum hack vive mudando, em caso de não estar funcionando, peço que relatem aqui na página que procurarei por atualizações para vocês.
Obs²: De acordo com uma fonte segura, o Orkut está corrigindo essa "falha" que deu a oportunidade de conseguirem furar esse bloqueio de álbuns, motivo este que responde pelo fato de várias pessoas estarem tentando, porém, sem sucesso, utilizar este recurso demonstrado aqui no blog. A maioria dos perfis já foram corrigidos, por isso não está dando certo, mas eu testei ainda ontem e obtive sucesso, ou seja, eles ainda não corrigiram esse "bug" de todos os perfis.
Obs³: Falha corrigida, o que significa que infelizmente não funciona mais.

fonte da imagem: http://www.undergoogle.com/blog/uploaded_images/CadeadoG-723108.jpg

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping