sábado, 3 de novembro de 2007

QR code.. uma alternativa para o cód. de barras


Você já se viu parado no caixa de um mercado esperando o carinha conseguir captar o código de barras?? e vira pra lá, e vira pra cá, coloca de cabeça para baixo, até que... de repente.. pii! ele captura o código e você vai embora finalmente!( claro, isso quando ele lê, pois muitas vezes o funcionário desiste e resolve digitar os 20 numerozinhos lá)... Pois bem.. hoje eu estou aqui querendo mostrar a vocês uma alternativa para isso: o QR code, ou Quick Response Code é uma matriz ou código de barras 2D criado em 1994, por uma empresa japonesa chamada Denso-Wave. Seu propósito é facilitar o cadastro de produtos, de maneira q enquanto um código de barras comum q encontramos nos nossos produtos aqui no brasil é capaz de armazenar no máximo 20 números( e apenas números!), o QR Code suporta até 7089 caracteres, ou 4296 alfanuméricas(números ou letras), incluindo endereços completos, informações sobre o produto no estoque, etc...
Além de seu tamanho impresso ser de um décimo do tamanho do código de barras, tem mais uma jogada dessa pequena matriz bidimensional que eu ainda não falei:
Possui capacidade de, mesmo com imagens de baixa resolução, ser interpretado tranquilamente( é!! Isso mesmo!! Até mesmo aquela câmera VGA mais básica em celulares!!!), e você não precisa colocar na posição certinha, como no código de barras, onde você precisa colocar na ordem, para ele ler da esquerda p direita, contudo, uma fonte confiável me informou que não é tão simples assim, e que seu uso ideal está mais ligado para obter informações gerais, como por exemplo: você compra um hamburguer numa dessas redes de fastfood, e na embalagem que já possui o QR code, você tira foto com o celular, e obtém as informações; ou então, você se depara com um cartaz de um evento qualquer, como um show, e tira foto do QR code que se encontra no cartaz, e apartir daih acessa a URL do site e obtém as informações que deseja sobre tal evento..
Agora você que ficou curioso, quer fazer um teste? baixe um leitor para o seu celular diretamente do site: Clique Aqui
"QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).
Agora, se você se quer conferir e gerar seu proprio qr-code, Clique Aqui
qrcode
Se Alguem se interessou e baixou o programa.. traduz esse QR code aí pra mim!! =)
abraços, Sérgio!
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/QR_Code#Capacidade_de_Corre.C3.A7.C3.A3o_de_Erros
fonte da imagem do topo: http://www.pixeland-es.com/img/qrcodeejemplo.png

4 comentários:

  1. Opaaa... nem conhecia o QR Code, talvez mais uma tecnologia que está aí surgindo.

    Isso significa que cabe, o meu currículo aí nesse quadrados... hehehehe

    Porém acho, que nem vai conquistar por muito tempo, acho que o RFID vai tomar o lugar em breve e vai ser mais agil. Fica como sugestão pra um novo post :)

    ResponderExcluir
  2. É massa!! hehehe
    Estou tirando altas fotos. =P
    Sobre ser tão difundido no Japão e aqui quase ninguém conhece, acho que é por causa das tecnologias que dão suporte a isso. Lembra quando começaram a aparecer os primeiros celulares com câmera aqui? Foi já no novo milênio.
    Em 2003 existia um Siemens que tirava foto bem fraquinha, mas era bem caro! Novidade na época!
    E em 2004 o japa do pensionato chegou com um celular que, segundo ele, era fuleiro no Japão.. Acho que já era tão bom quanto os SE w300 de hoje.. hehe
    Então de nada adiantaria implantar algo que ninguém usaria, né?
    Espero que nós avancemos.

    Ah! up-grad.blogspot.com, né? ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sérgio!!
    Bem legal a idéia do seu blog! E é bem interessante essa dos códigos de barra... eu vivo sendo boicotada por eles nos mercados!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Last week, Neomedia/Gavitec launched the new version of Lavasphere (NeoReader).
    http://www.neoreader.com
    You can download it here:
    http://www.neoreader.com/download.html

    Lavasphere is a key component of Glass.
    http://www.activeprint.org/glass.html
    Gavitec and HP have a strong partnership. They are part of the MC2.
    http://www.mobilecodes.org/

    Lavasphere/NeoReader can now read 2d open standard codes (Data Matrix, QR codes, Aztec Codes) and 1D codes (EAN, UPC, and Code 128).
    http://www.neoreader.com/how.html

    By the end of the year, I believe Neoreader/Lavasphere will be able to read all 1d (i.e. UPC/EAN/JAN, 2/5 interleave, Code 39, Code 128 ) and 2d (i.e. PDF417, Data Matrix, QR, Aztec, Maxicode).
    http://www.gavitec.com/The_off-the-shelf_code_reader.496.0.html

    "The company’s technology now reads five types of codes but will read seven to 10 by the end of the year, Hoffman said."
    http://www.news-press.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20070814/BUSINESS/70814059/1075

    ResponderExcluir