Barra de pesquisas do Google

Google

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Hemodinâmica e seus recursos tecnológicos...


Então.. apresentando a idéia deste blog a meus amigos, ganhei mais este novo tema, q se remete à area médica e de Engenharia Biomédica.
Alguém aí saberia dizer o que é hemodinâmica? Muitos podem pensar não fazer idéia do que seja isso, mas podem se surpreender ao ler a respeito.
Pois bem, trata-se de um setor da medicina voltado para os estudos dos movimentos e pressões da circulação sanguínea. Você já deve ter visto ao doar sangue (ou em propagandas de hemocentros na TV), um aparelhinho que atua na coleta do sangue, que fica virando para um lado e para o outro, durante este processo. Ou mesmo durante uma angiografia, usando aparelhos de raio-x dinâmico( que também usa tecnologia semelhante à de um aparelho de tomografia computadorizada no que diz respeito à maneira de formatar e enviar imagens digitais que possibilitam a leitura e a comunicação entre serviços). Você encontra um mundo, eu diria até high-tech, dentro de uma sala de hospital... Pois é.. São exemplos de equipamentos hemodinâmicos, assim como os que a Siemens apresentou ano passado, em um congresso de hemodinâmica ocorrido em Porto alegre. A empresa lançou o aplicativo IC3D (Interventional Cardiac 3D), como uma nova ferramenta de imagem diagnóstica tridimensional de alta precisão e agilidade, com a qual os médicos podem quantificar e visualizar lesões no coração. Por meio da captação de apenas duas imagens angiográficas, o IC3D as processa em três dimensões e em 10 segundos na tela do monitor (tempo recorde). O fato de gerar a imagem tridimensional da coronária sob estudo quase instantaneamente e com muita precisão, aumenta sensivelmente a capacidade de avaliação diagnóstica e de escolha adequada do material a ser utilizado nos procedimentos de cardiologia.
Também exibiu o Axiom Artis dFC, onde redução e controle de radiação são alguns de seus diferenciais. É um equipamento para angiografia cardíaca, vascular cerebral, abdominal e periférica do qual o IC3D(citado anteriormente) é um opcional. Outro benefício é a qualidade de imagem, que possibilita um diagnóstico preciso dos problemas do sistema cardiovascular humano. A imagem é captada a partir de um detector plano digital, em substituição aos antigos intensificadores de imagem. O resultado é uma imagem mais rica em detalhes, fundamental para o diagnóstico e tratamento de lesões durante os procedimentos intervencionistas.
O sistema também apresenta como diferenciais a conectividade com outros sistemas de diagnóstico por imagem, facilidade de uso, monitores planos com tecnologia TFT, tubo de raios X de alta capacidade térmica e software de quantificação de estenoses¹.
Ainda na área, existe uma espécie de tubo, geralmente de metal perfurado, que é inserido no corpo para prevenir ou impedir a constrição do fluxo no local causada por entupimento das artérias( o que remeteria à entenose, acima citada).Esse tubo é um aparelho denominado STENT. Um exemplo deste, é o STENT metálico auto-expansível de desenho biliar, o qual é um cilindro de fio de nitinol aberto nas extremidades. Esse stent é feito para resistir à compressão radial e adaptar-se às curvaturas da anatomia do canal biliar, sem se danificar. Em cada uma das extremidades dele, há duas marcas radiopacas em ouro para facilitar a visualização fluoroscópica de sua posição. Ele se encontra comprimido sobre um sistema de introdução flexível( se assemelha com uma mola), sistema esse que é compatível com guia de 0,035 polegadas. Também é fornecido num cateter introdutor feito de poliamida e politetrafluoretileno. A marca radiopaca em ouro na ponta distal da bainha é aplicada para visualizar a aplicação do stent, e esse procedimento é controlado através de um dispositivo manual.


obs: os dois retângulos da esquerda, observamos stents( o de baixo mostra sua flexibilidade). Já no retangulo da direita, em cima, temos as marcações radiopacas em ouro, enquanto no de baixo apresenta-se todo o sistema, que tambem pode ser visto na figura abaixo:


¹(estreitamento de uma artéria devido à acumulação de uma placa )
ERRATA:
Aparelho de tomografia computadorizada não deve ser considerado hemodinâmico, pois ele se enquadra mais num conceito estático, a sua tecnologia sim, possui muito do que equipamentos hemodinâmicos utilizam. (Obrigado pela observação, Bruno Calife!)


fontes das imagens:
http://www.tamussino.com.br/manuais/Stent_Desenho_Vascular_ZILVER.PDF
http://www.vmi.com.br/old/vmi/eventos/hospitalar_2005/images/e_vmi_hospitalar_40_jpg.jpg
fontes:
http://www.siemens.com.br/templates/imprensa_mais.aspx?channel=247&press_id=15678
http://www.rbci.org.br/detalhe_artigo.asp?id=189
http://www.tamussino.com.br/manuais/Stent_metalico_auto_expans_des_%20Biliar.PDF¹





6 comentários:

Diego disse...

Ah.. não vou dizer que é um tema que me atrai..
Não gosto muito nem da dinâmica dos fluidos da mecânica (fluidomecânica.. mecânica dos fluidos), imagine dinâmica do sangue.. hehehe
Mas acho válido pela tecnologia empregada.
Tudo é melhorado/facilitado com a ajuda da ciência/tecnologia.
Mas pra que o aparelho fica girando o tubinho mesmo? Pra não coagular? hehe
Abraços!

P.S.: Acho que tenho outro tema pra você! Tá mais pra notícia que pesquisa.. é uma competição de carros autônomos, robôs mesmo. Ou melhor explicando.. uma corrida de carros sem piloto e sem controle remoto! hehehehhe Gostou?

Unknown disse...

Muito interessante! Fiquei impressionado com a sua desenvoltura, parabéns!

Unknown disse...

Pow Sergio parabéns! ficou muito bom mesmo!principalmente a parte do STENT ficou muito bem explicado, ah por sinal Diego, o tubo, STENT, é para manter a revascularização do tecido anteriomente infartado!

Agora Sergio, me ocorreu uma duvida, tu falaste em tomografia, é tomografia mesmo ou é Raio-X dinâmico ?, pq tomografia mostra anatomia axial, enquanto que pelo o que eu vi lá no Centro de Hemodinâmica, era mais tridimensional(como tu falaste tambem) enfim
Valeu meu irmão!!!
abração!

Anônimo disse...

Olá, estou terminando o curso de radiologia, preciso fazer uma entrevista para término do curso entre outros trabalhos. Será que vc poderia me ajudar? Vc trabalha nessa área? As perguntas são poucas e precisaria de algumas fotos da máquina, ambiente de trabalho, algo assim! Caso possa, meu email é: jogusta@hotmail.com , desde já, agradeço sua atenção. Joelma

Anônimo disse...

oi nao sei si é o caso mas minha mae tem aneurisma abdominal e quer fazer a operaçao.sei q a gora existe uma tecnica nova q preenche aorta lesada com aneurisma queria saber si é esse sistema que vcs estao mostrando.e queria saber qual o hospital q faz esse procedimento no rio de janeiro ,sei que ela estar falando com medicos da ufrj gostaria mas de informaçao desde ja obrigado Ricardo de paula

Anônimo disse...

mandar um relato da situaçao da minha mae,gostaria de informar que é um problema infra renal con diametro de 4,8 por 4,5 e gostaria que voces me informassi o q devo fazer obrigado Ricardo de paula

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping