Barra de pesquisas do Google

Google

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Win-get

Se você nunca mexeu com uma distribuição linux na vida, então provavelmente não entendeu o que o título deste meu novo post quer dizer logo de cara, porém apresentarei para você a idéia do win-get, nas próximas linhas.
Acontece que o sistema operacional gratuito (distribuições Linux), possui uma certa facilidade para que o usuário instale programas. Basta digitar o comando " apt-get install nomedoprograma", e o programa é baixado e instalado no seu PC automaticamente, nas configurações padrão. Com isso você comprova a comodidade que este recurso pode te oferecer, tendo em vista que muitos usuários hoje em dia, ainda acreditam que Linux é um grande bicho papão. Como o propósito deste tema é falar sobre o "win-get", não vou entrar na discussão sobre usuabilidade de sistemas operacionais(windows, linux, mac..).
A novidade que estou apresentando a vocês é que agora os usuários da plataforma da Microsoft também podem se sentir privilegiados deste recurso. Desenvolvido na linguagem Pascal, o win-get te dá acesso a uma lista de programas (inclusive jogos!), não necessariamente open-source(código aberto), mas freeware¹ que facilita a sua vida na instalação desses programas. Um exemplo comum é se você quiser instalar o firefox, onde você precisaria ir no site do google, pesquisar firefox, acessar o site e mandar fazer o download, além de instalar e configurar. Quem possui o win-get, basta abrir o iniciar>executar e escrever 'cmd', então será aberta uma tela onde você apenas digita "win-get install firefox" e o programa é baixado e instalado( nas configurações padrão) na versão mais recente, sendo seu arquivo de instalação apagado, logo em seguida. Ou seja, tudo de uma maneira rápida, prática e discreta. É claro que não se compara com o "apt-get", mas foi uma idéia muito bem aproveitada.
Só espero que a lista de programas continue aumentando sempre!
Para os interessados, só precisa baixar esses dois arquivos: win-get e wget. Após efetuar o download, eu recomendo que você os coloque na pasta c:/windows .
Para executar, basta abrir o menu iniciar e seguir os passos que citei acima, no exemplo do firefox. Neste link você encontra uma lista de comandos que podem te auxiliar na utilização deste novo recurso.
Como um dos propósitos de nós, cientistas da computação, é facilitar cada vez mais a vida dos usuários e o apt-get já era considerado um belo diferencial da plataforma Linux, achei muito boa a idéia de desenvolver este recurso para Windows.

¹Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties.

fonte de pesquisa:
http://windows-get.sourceforge.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

a ideia e interessante, pouco original, como a maioria das coisas da informatica, mas interessante, sem duvida.

o windows realmente sofre um pouco com a falta de um tipo de pacote padrao para a instalacao. a microsoft bem q tentou emplacar os .msi, mas tiveram um resultado que, pra mim, foi desastroso... eles acabaram criando MAIS UM tipo de instalador para o windows.

talvez a solucao para eles esteja realmente em uma ferramenta como essa, de terceiros.

dou forca para o projeto \o

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping